Ao escrever o texto sobre os “20 hábitos das pessoas superprodutivas“, pensei muito sobre o que significa produtividade. Vem comigo!

 

Eu percebo que existe no imaginário das pessoas um estereótipo de pessoa produtiva. Elas fazem “tudo”. Não é possível que pessoas produtivas tenham 24 horas no dia como nós, mortais. Elas se alimentam bem, fazem atividade física, tem tempo para os amigos e para a família, estudam, trabalham, viajam, e, provavelmente, tem mais dinheiro. Nós, quando tentamos ser mais produtivos, geralmente falhamos – nos sentimos frustrados, estressados, e sem tempo para “nada”. Chegamos ao final do dia com a sensação de que apagamos vários incêndios, mas “nada” foi feito.

 

Primeiramente, produtividade não significa fazer tudo. Não existe quem dê conta de “tudo”. No caso, pessoas produtivas sabem priorizar, ou seja, sabem o que importa para elas. Saber o que é importante é fundamental para dizer “não” a tarefas e projetos que surgem no dia a dia.

 

Além disso, pessoas produtivas sabem gerenciar o tempo. Todos nós temos 24 horas no dia e somos nós que decidimos o que fazer com elas. Você pode achar esse tempo suficiente – ou não. No fim das contas, não importa o que achamos. É o que temos. Para mim, ser produtiva é usar cada uma dessas horas para atividades que façam sentido. Não gosto de perder um segundo sequer sendo infeliz!

 

Por fim, só é produtivo quem sabe planejar e organizar. Não é possível fazer uma viagem sem planejamento. Da mesma forma, você não assumirá controle da sua vida sem o mínimo de organização. Não há segredo e nem regras fixas – encontre (ou crie!) um método que te sirva. Se a organização dá mais trabalho do que a bagunça, você dificilmente persistirá. Tenha isso em mente quando for organizar suas roupas, livros, agenda ou tarefas. 😉

 

Produtividade, portanto, significa para mim: cumprir os acordos que estabeleço comigo mesma. Falo um pouco sobre isso nessa postagem aqui. E percebo que só fui capaz de me tornar uma pessoa produtiva quando 1) reconheci os compromissos assumidos e 2) fui capaz de abandonar ou renegociar aqueles que não faziam sentido.

 

Ser produtiva é ter autonomia sobre a vida e assumir responsabilidade por quem se é. A produtividade requer muito auto conhecimento. Por isso, não siga qualquer dica que não se aplique a sua realidade ou vontade. Ou siga. Tentar não faz mal. Mas não se sinta culpada por não acordar às 5h ou não ir à academia todos os dias. Seja autêntica e verdadeira: faça o que te faz feliz!

 

Você concorda comigo? Discorda? Tem mais definições sobre produtividade? Quer sugerir novos temas? Comenta aqui embaixo!

 

Até breve! <3

Significando a Produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *