A sociedade (leia-se: família, anúncios, séries e novelas etc.) constantemente nos impõe um modelo de vida ideal. A vida de sucesso frequentemente é sinônimo de uma vida cheia de luxo. Se eu te pedisse para imaginar agora, por exemplo, uma mulher de sucesso, aposto que você imaginou uma mulher de salto alto e unhas feitas (no melhor estilo Annalise Keating, de How to Get Away With Murder! E, para alcançar o “sucesso”, você deve trabalhar, enriquecer materialmente, frequentar festas, viajar, beber drinks coloridos e morar numa casa enorme. Veja, não tem problema se isso tudo significa sucesso para você – mas, eu não me enquadro aí (e tudo bem se você também não se identificou com nada disso)!

 

Já faz algum tempo que entendi o que “sucesso” significa para mim e acho importante te contar, porque talvez você também não aceite as definições de sucesso que o seu contexto te impõe. E, adivinhe só, tá tudo bem! Encontre o que te faz feliz e você saberá o que é uma vida de sucesso! Assim como a qualidade, sucesso é uma escolhe diária (veja esse vídeo aqui para saber mais).

 

Para mim, sucesso significa acordar cedo, geralmente animada para um novo dia que se inicia. Alegre porque amo o que faço! Por isso, considero que minha vida hoje é muito bem sucedida. Amo ir para a faculdade, pois lá aprendo muito! Estudar sobre Educação é como realizar um sonho. Amo trabalhar na SCOPO, porque lá me sinto crescer! Às vezes, saio do trabalho tão feliz que me pego sorrindo na rua. Amo tanto dar aulas particulares para minha aluna que combinamos de estudar juntas no sábado de manhã! (Você já conheceu uma criança de 10 anos que ficasse animada com a ideia de encontrar com sua professora no final de semana?)

 

Claro que há situações na faculdade ou no trabalho que me deixam às vezes frustrada ou chateada. Mas, faz parte! Eu vejo que encontrei o sucesso porque nenhuma dessas situações me abala as estruturas.

 

O que quero dizer é: a definição de sucesso não é única. Não aceite o sucesso prescrito por outras pessoas. Não se compare! Reflita: o que significa sucesso para você? O que seria, para você, uma rotina de sucesso?

 

A minha rotina de sucesso é essa: acordar cedo, estudar muito, trabalhar bastante, encontrar minhas amigas no final de semana. Ler! Escrever! Estudar e aprender! É descobrir novas músicas instrumentais enquanto trabalho (obrigada, spotify). É andar de ônibus e reparar nas flores que colorem a Universidade. É ser vegetariana. É cuidar da Belinha, a gata desastrada. É lavar a louça todo dia, e manter meus sapatos sempre limpos.

 

É claro que esse é o sucesso que desejo para mim hoje, mas significo também o meu sucesso no futuro. E ele não envolve uma conta bancária multi milionária ou um porsche na garagem. Talvez um jipe, ou um gurgel! A imagem do sucesso é bem nítida: eu moro em uma casa pequena. As paredes da sala são amarelas e os azulejos da cozinha, coloridos. Na sala, há uma rede – e sento nela para trabalhar. Há plantas em todos os cômodos. Tenho animais de estimação. Trabalho em casa e fora dela. Estudo, porque amo estudar! Separo o lixo para a reciclagem, faço compostagem. Tenho uma horta e flores no jardim. Financeiramente, tenho estabilidade.

 

O sucesso pode ser significado materialmente, ou não. Por mais que tenha definido meu sucesso exterior, o sucesso interior é muito mais importante – porque é ele que sustenta essa rotina! É o sucesso de fazer o que se ama. É o sucesso de viver como se acredita! É ser você mesma e, por isso, ser feliz.

 

Por fim, quero sugerir mais um exercício: não julgue os coleguinhas.  Ao tentar imaginar uma pessoa bem sucedida, tente imaginar a sua amiga que está em paz com o próprio corpo. Tente pensar naquela professora apaixonada pelo seu trabalho. Tente pensar naquela colega que é realizada por ser doula. Tente manter em mente que cada um procura o seu sucesso e essa definição, além de não ser imposta, é tão diversa quanto o número de pessoas que existem no mundo!

 

Você já pensou sobre isso? Qual é a forma do sucesso para você?

Comenta aqui embaixo, vamos conversar! <3

Significando o Sucesso

Uma ideia sobre “Significando o Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *