planejando: o projeto-chave como ponto de partida

tenho pensado muito sobre planejamento. talvez seja a época (final e início de ano são momentos propícios, reconheço), mas, no meu caso, acho que pode ser coisa do meu momento de vida.

uma das coisas que concluí é que não existe uma forma correta de começar um planejamento – o que não significa que vale tudo por aqui. assim como na organização, o que existem são princípios orientadores que permitem práticas diversas e flexíveis, de acordo com a personalidade e o momento de cada um.

acredito que uma forma bacana de começar a planejar o ano seja determinando projetos-chave. aqui, uso o termo projeto do gtd (getting things done, do david allen) – ou seja, é um objetivo que você quer conquistar, em menos de um ano, e que requer mais de uma atividade para acontecer.

escolhe aí: qual projeto você quer concluir esse ano?

eu, por exemplo, tenho dois:

– mudar de apartamento: esse vai ser concluído agora, em janeiro. é um projeto-chave que veio do ano passado. e eu não tenho dúvidas: depois que a mudança acontecer, outros projetos relacionados ao apartamento vão aparecer. desde *organizar meu home office bem bonitinho* a *voltar a aprender francês*. e, daí, eu escolho outro projeto-chave para o ano.

– formar!: esse vai acontecer no final do ano. envolve: concluir as disciplinas que faltam, escrever meu tcc, formalizar minhas horas extras… enfim, um bocado de coisa! é um projetão, com vários projetinhos inclusos – cada um deles com um monte de ações associadas. é o projeto mais importante do meu ano.

a ideia de escolher projetos-chave é justamente utilizar esses projetos como orientadores do planejamento. são ações que você deve considerar no seu planejamento semestral, trimestral, mensal, semanal e diário! ao planejar rotinas ou pensar em hábitos e outras metas, tenha em mente primeiro o que você deseja concluir esse ano em termos de projeto. 

e você, qual projeto deseja concluir esse ano?

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *