exercício: classificando resoluções de ano novo

exercício: classificando resoluções de ano novo
https://haaaaamin.tumblr.com/

pensei muito esse mês sobre os motivos pelos quais as resoluções de ano novo não saem do papel. entendo que existem motivos diversos – dos mais rasos aos mais profundos. daí, pensei em um exercício que pode ajudar: classificar as suas resoluções! vamos aproveitar que o ano novo lunar foi agorinha mesmo – finge que seu ano tá começando agora!

pelo que tenho percebido, as resoluções costumam ser de três tipos:

1. projetos

tudo aquilo que você quer concluir neste ano e que demanda mais de uma ação. conceito do gtd, método de produtividade do david allen

exemplos de resoluções-projeto: mudar de apartamento, formar, viajar para x, começar aulas de y, fazer processo seletivo z.

para que os projetos saiam do papel, é necessário que você elabore um mapa de próximas ações. ao concluir essas ações, você sabe que seu projeto está andando e que você está mais perto de concluir o seu projeto!

2. hábitos

são comportamentos engatilhados na rotina. nossas resoluções costumam envolver a criação ou a extinção de um hábito. 

exemplos de resoluções-hábito-criação: ler um livro gostosinho antes de dormir, substituir lanchinhos industrializados por frutas, estudar todos os dias, arrumar a cama ao acordar.

exemplos de resoluções-hábito-extinção: parar de fumar, não usar o cartão de crédito, não pedir comida fora, parar de usar a rede social x.

para lidar com hábitos, eu recomendo que você faça uma lista de porquês. 

se você quer criar o hábito de tomar banho frio, pergunte-se: qual é a minha grande motivação? você já tem tanta coisa pra fazer… realmente precisa se preocupar com mais essa? foque em um ou dois hábitos de cada vez e escolha aqueles com motivos muito relevantes.

da mesma forma, se você quer destruir um hábito, pense nas suas motivações e vai devagar. é melhor andar firme do que andar depressa e escorregar. entre parar de usar o cartão de crédito e não pedir comida fora: o que é mais importante? escolhe um. 

daí, recomendo que você pense em soluções: se você decidiu não pedir mais comida por aplicativo e você tem um motivo relevante para isso… como você contornará essa situação? se você pede comida porque não tem comida em casa, você provavelmente precisa mudar a sua relação com o mercado. se, no caso, pedir comida por aplicativo significa socialização, o que você pode fazer para socializar de outra forma? geralmente, a extinção de um hábito envolve a criação de outros. 

3. metas

eu entendo que as metas são associadas a:

a) acompanhamento de hábito-extinção:

caso você queira parar de usar a rede social x (eu sei que é difícil, segura na minha mão), você pode colocar como meta: usar a rede social x por j horas semanais.

b) acompanhamento de hábito-criação:

caso você queira praticar atividade física, uma meta possível é: praticar a atividade x duas vezes por semana.

c) conclusão de etapas de projeto:

caso seu projeto seja formar na faculdade, uma das suas metas pode ser: atualizar o lattes antes do evento x.

a coisa começa a complicar quando criamos metas que envolvem hábitos e projetos ao mesmo tempo. mas calma, tem jeito!

Imagem

veja a meta: ter x reais investidos até dezembro.

isso é um projeto que envolve hábitos. por exemplo, criar hábito de controle financeiro, extinguir hábito de almoçar em restaurantes caros em dias de semana. esses hábitos vão contribuir para que você consiga juntar mensalmente a quantia necessária para concluir este projeto no final do ano.

minha recomendação:

classifique as suas resoluções entre projetos e hábitos. o que sobrou é meta.

veja se essas metas estão atreladas exclusivamente a projetos ou hábitos.

caso seja uma meta que envolve hábitos e projetos ao mesmo tempo para melhorar uma certa área da sua vida, desmonte-a em hábitos e projetos – eles sim podem ser organizados e acompanhados de perto!

escreva tudo em termos de hábitos e projetos. todas as suas metas devem ser dos tipos a, b ou c. vai com calma e não tenta ser outra pessoa ou ter outra vida da noite para o dia. suas resoluções vão sair do papel. esse ano é seu.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *