porque a organização antecede o planejamento

porque a organização antecede o planejamento
https://rakoshirako.tumblr.com/

porque se você não é organizada, seu planejamento não é realista.

se você não é uma pessoa organizada e seus planejamentos nunca saem do papel, segura essa e vem comigo!

um exemplo bem ilustrativo:

se você não usa qualquer espécie de agenda ou calendário – ou seja, se você não organiza as suas informações com relação aos compromissos que você tem – como você pode planejar a sua semana? como você vai saber em qual dia é melhor levar as roupas na costureira e qual momento é o mais adequado para você estudar inglês? você não consegue ter uma visão da semana inteira.

daí que eu te pergunto: tem como alguém que não consegue ter uma visão dos próximos 7 dias construir conscientemente um *plano* do que fazer com seu tempo nesses próximios 7 dias? 

🙂 não 🙂

e se fazer esse pensamento micro já é difícil, imagine fazer um planejamento grandão. por isso a gente treme nas bases quando alguém faz a fatídica pergunta: onde você se imagina em 5 anos?

me dá a mão e escuta: não é possível imaginar de forma realista o futuro se você não conhece de forma realista o seu presente. e o planejamento não é nada mais que isso: escolher o que fazer e quando, para chegar nesse lugar que você imaginou. e só podemos fazer isso quando partimos do presente com muito pé no chão.

é por isso que muito planejamento não se materializa de fato: porque não partiu da realidade – porque as pessoas nem a conhecem! e a organização é a nossa forma de conhecer a realidade e interagir com ela! sendo a realidade: o contexto das nossas vidas + a forma como nos relacionamos com ele.

image

então, fica a minha dica para você começar bem esse ano: organize-se.

foque em criar e consolidar hábitos de organização. tenha uma agenda – e mantenha essa agenda bem atualizada! tenha uma lista de tarefas – e mantenha essa lista de tarefas bem atualizada!

é isso – e isso é o mínimo. 

você precisa de lugares que te mostrem, de forma confiável, o que você precisa ou deseja fazer. assim, você consegue acessar a realidade. só então você consegue *escolher* o que fazer e quando, para aproximar o seu cotidiano daquilo que você deseja – e isso é planejar.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *