transformando hábitos: por quê?

transformando hábitos: por quê?
https://endm.tumblr.com/

os hábitos nos definem. muito mais do que seu trabalho, seu curso na faculdade ou as músicas que você gosta.

hábitos são aquelas ações que estão no automático e que são a sua rotina materializada. são o seu cotidiano de fato.

e eu acho lindo que esse encadeamento de hábitos seja a nossa mais particular impressão no mundo – mesmo que ninguém esteja olhando. é a nossa forma de ser quem a gente é. se a vida fosse um filme, as cenas que mostram a protagonista a sós consigo mesma retratam nada-mais-nada-menos que: seus hábitos. o seu jeito particular de tomar seu café, a forma como ela mexe nos cabelos ao estudar e a maneira com a qual ela molha as plantas e se arruma para ir trabalhar. 

tem um quê de muito poético e autêntico na rotina de cada um. porque existem infinitas formas de se combinar hábitos e cada um tem a sua – e isso é muito lindo. nossos hábitos contam da nossa história e dizem sobre quem somos em um determinado momento de nossas vidas.

essa introdução é extremamente importante para que você compreenda de onde eu falo quando escrevo sobre hábitos.

esse é o primeiro texto dessa série: transformando hábitos.

e eu o escrevo para te contar que a transformação dos hábitos é o que é: a materialização cotidiana de mudanças do nosso ser. abandonamos hábitos que não fazem mais sentido da mesma forma que adotamos hábitos que fazem mais sentido. e esse processo pode ser mais ou menos consciente.

de toda forma: sempre existe um propósito. e esse propósito fala de quem somos ou gostaríamos de ser.

e esse talvez seja o motivo pelo qual várias de suas tentativas de transformar hábitos tenham falhado: elas não conversam com suas transformações de ser. 

antes de pensar nos hábitos que você gostaria de abandonar ou adotar, vale pensar: por quê? qual é a sua motivação? como isso se relaciona com quem você é ou gostaria de ser?

quando vejo postagens sobre os hábitos de pessoas bem sucedidas, sinto que uma fada da alegria-e-do-bem-viver morre. os seus hábitos tem que ser seus, bem como você deve ter sua definição de sucesso.

Imagem

o que significa acordar cinco horas da manhã para você? por que tomar banho frio vai fazer de você uma pessoa melhor? qual é o propósito de lavar louça de noite em vez de fazê-lo pela manhã? por que você quer arrumar sua cama todos os dias? qual é a sua motivação para passar fio dental ou parar de fumar? o que significaria, para você, parar de comer carne? qual é o sentido de usar menos as redes sociais? por que você acha que deveria ler x páginas do livro y todos os dias?

para que a nossa conversa sobre hábitos avance, precisamos ter em coração nossos propósitos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *