como eu faço a minha revisão semanal

como eu faço a minha revisão semanal
https://woonyoung.tumblr.com/

a revisão semanal é uma prática do método getting things done (o famigerado GTD). ela é essencial para que o seu sistema se mantenha atualizado – de fato, um mapa da sua vida no presente!

é no momento da revisão semanal que acompanhamos os nossos projetos – revisando as listas do térreo e do horizonte 1. são elas: calendário, próximas ações, aguardando resposta e lista de projetos.

eu realizo a revisão semanal aos domingos ou durante a semana, quando a ansiedade aperta – e nem sempre no mesmo horário. abaixo, vou explicar como ela está acontecendo hoje em dia.

1. zerar todas as caixas de entrada

eu não me sinto em paz para começar a minha revisão semanal sem processar todas as informações em todas as minhas caixas de entrada. são elas:

  • what’s app
  • e-mail pessoal
  • e-mail profissional
  • pasta de downloads
  • caixa de entrada física

eu poderia colocar na lista as mensagens que recebo no instagram – mas confesso que tenho uma dificuldade emocional de acompanhá-las. então, por mais que eu devesse considerá-la como uma caixa de entrada – porque ela é – eu tenho preferido ignorar as mensagens por lá de vez em quando.

por mais que eu limpe as caixas de entrada todos os dias, eu faço essa última faxina antes da revisão semanal.

2. revisar lista de próximas ações

atualmente, o trello é a minha ferramenta para organização e referência. as minhas listas são:

meus quadros no trello 🙂

a primeira lista que eu visito é a de próximas ações – principalmente para arquivar as tarefas concluídas que não arquivei durante a semana.

outra coisa que faço nesse momento é identificar tarefas que estou procrastinando. tento entender os motivos da procrastinação e também suas consequências. quando o motivo é a falta de clareza na descrição da tarefa, eu tento descrevê-la melhor. quando a tarefa é um tarefão, tento quebrar em tarefas menores pra poder fazer pelo menos alguma coisinha durante a semana.

por exemplo: poderia escrever fazer atividades atrasadas do curso, mas preferi escrever estudar materiais spaced learning (tema da aula que faltei). isso significa que vou esgotar o que preciso fazer com relação a esse curso? não. nem significa que vou estar em dia com todo o material. mas é uma tarefa que consigo concluir em um momento de estudo.

olha ela:

minha lista atual de próximas ações

3. revisar calendário

depois que eu dou uma geral na lista de próximas ações – parto para o calendário!

atualmente, uso a agenda do google.

dou uma revisada nos compromissos da semana anterior, para identificar possíveis pendências e dou uma olhada nos compromissos da próxima semana – para garantir que estarei pronta para os compromissos.

se eu perceber que preciso fazer alguma coisa relacionada a esses compromissos (passados ou futuros), essa ação vai para a lista de próximas ações.

inclusive, se preciso falar com alguém para confirmar ou desmarcar um compromisso, ou mesmo tirar uma dúvida sobre ele, escrevo também essa tarefa na lista de próximas ações – pra respeitar o domingão de geral sempre que possível.

4. revisar lista de projetos

não vou colocar print porque acho pessoal demais e acabaria tapando tudo.

mas o processo é o mesmo:

algum projeto se encerrou? arquivo.

algum projeto se iniciou e ficou esquecido no churrasco? coloco na lista.

e então pergunto, um a um: qual é a próxima ação que preciso realizar para andar com esse projeto? então, escrevo a ação na lista mais adequada – geralmente a lista de próximas ações.

5. revisar as listas de aguardando resposta & assuntos a tratar

se já recebi o que aguardava, arquivo.

se sigo esperando, vejo se alguma ação é necessária – por exemplo, enviar aquele e-mail maroto para acompanhar o andamento de alguma tarefa atrasada.

se preciso enviar uma mensagem por whats’app ou fazer qualquer ligação: lista de próximas ações.


acho importante reforçar que esse é o meu jeito de fazer a revisão semanal atualmente.

quero melhorar e passar a olhar mais para horizontes mais altos com o passar do tempo – por exemplo, dar aquela olhadinha na lista de objetivos toda semana. mas isso tem um peso emocional que eu não tô disposta a pagar agora – ainda mais semanalmente.

da mesma forma, costumo revisar a minha lista de algum dia/talvez apenas uma vez por mês – porque a maioria do que está lá demanda dinheiro pra acontecer.

e você pode fazer a revisão semanal como e quando você quiser – desde que revise o térreo e o horizonte 1 e mantenha o seu sistema minimamente atualizado!

esse processo é essencial para que meu planejamento semanal seja bem feito.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *