como eu organizo e planejo meus estudos para o tcc

como eu organizo e planejo meus estudos para o tcc
https://amemgmg.tumblr.com/

como muitos sabem, estou formando em pedagogia. abaixo, quero te mostrar como eu organizo as minhas leituras para o tcc atualmente e como, a partir dessa organização, eu planejo meus estudos.

antes de tudo, preciso justificar a minha escolha pelo canva: eu tenho muita familiaridade com a ferramenta e consigo me expressar bem, criativamente, por ali. mas entendo que ela talvez não seja uma escolha óbvia para a organização que estou propondo.

a ideia dessa postagem é te mostrar a lógica que eu uso para organizar e planejar meus estudos para que você se inspire e organize também os seus. você não precisa fazer no canva, como eu faço. na verdade, recomendo outras ferramentas:

  • o miro ou o milanote para as mentes mais criativas;
  • o padlet ou o trello, para quem é mais visual mas tem preguiça de inventar muito;
  • o evernote ou o notion, pra quem tem mais toc de categorização;
  • excel ou no google sheets pra quem curte planilhas.

organização das leituras – mapa da aprendizagem

para organizar minhas leituras, primeiro, entendi que precisaria categorizar os textos – pois o tema e a abordagem escolhidos demandariam estudos de diferentes áreas.

vale pontuar que eu categorizei da maneira que fazia sentido para mim. veja, por exemplo, a categoria “outras materialidades”: ela é uma categoria criada por mim e para mim. e existe uma coerência entre os textos agrupados ali, conforme os critérios que eu defini.

ah, também escondi na imagem a pergunta do meu projeto – porque ela nem está fechada e, também, não vem ao caso.

o meu mapa de aprendizagem para o tcc

em seguida, criei a visão geral de cada uma dessas categorias – para bater o olho e saber se preciso estudar mais ou menos dele de acordo com a legenda:

visão geral da bibliografia para categoria

por fim, para cada categoria, criei páginas para detalhar os textos – conforme a natureza da publicação e o tipo de material físico que eu tinha. esse detalhamento faz toda a diferença na hora do planejamento. olha só:

parte da referência bibliográfica da categoria

planejamento de estudos – a rota

percebe que, na última imagem, vários dos textos não tem o campo “material” preenchido? isso porque eu realmente não tenho esses textos. em alguns casos, tenho a indicação da leitura mas não tenho o livro, ou ainda não xeroquei o capítulo. em outros casos, li o texto mesmo sem ter o livro – pegando emprestado com alguém ou na biblioteca da faculdade. há outros textos, ainda, que eu só tenho no computador.

eu preciso levar isso em consideração ao planejar meus estudos. como eu não estudo bem pelo computador, eu preciso dos textos impressos. tome essa página como exemplo: eu só poderia ler, por ora, o último texto.

sobre o planejamento em si:

estou recuperando o hábito de estudar todo dia. o que é ótimo e me faz super bem! eu me sinto mais conectada comigo mesma quando consigo fazer isso. estudar faz parte da minha rotina – a diferença, pra mim, é planejar o que estudar quando.

então, primeiro, eu escolho um grande tema de estudo por dia. isso é bem flexível porque depende, principalmente, da disponibilidade de textos impressos. a saber: eu precisaria mesmo dar foco na categoria de história e curso de pedagogia, mas tenho poucos textos disponíveis para a leitura. então, hoje, está assim:

  • segunda-feira: aprendizagem
  • terça-feira: ad + educação
  • quarta-feira: curso de pedagogia
  • quinta-feira: análise de discurso
  • sexta-feira: francês

no meu momento de planejamento semanal, além de revisar a rotina de estudos, planejo os textos em si que serão lidos ou estudados para cada categoria.

e, sem muita pressão: não consegui terminar a leitura de um capítulo hoje e faz mais sentido continuar essa leitura amanhã do que pegar um novo texto de outra categoria? tudo bem. o importante, pra mim, é ter um equilíbrio de forma geral e, acima de tudo, manter o hábito de estudos.

por fim, para facilitar na hora de encontrar os textos, eu os organizo em uma pasta conforme a categoria e colo um post-it conforme a legenda (lido, a ler, a reler) no canto superior direito. assim, fica mais fácil de achar o que preciso.


esse documento pode não permanecer por muito tempo, mas já me fez pensar bastante sobre a minha pesquisa e entender por onde – e para onde! – caminho academicamente.

espero ter ajudado <3

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *