o que significa ter uma rotina diletante?

o que significa ter uma rotina diletante?
https://deep-dark-fears.tumblr.com/

eu descobri a palavra diletantismo na música de mesmo nome do grupo rumo. gostei da canção e da palavra. mesmo que, até então, eu não soubesse o seu significado. fui procurar e tive uma surpresa bem feliz:

por bem ou por mal: eu me identifiquei com todos os significados dessa palavra. e me entendi como uma pessoa diletante. e, ser uma pessoa diletante significa ter uma rotina diletante!

começando do avesso: quais são as características de uma rotina diletante?

a rotina diletante é desinteressada

isso significa fazer as coisas “porque sim”.

você não precisa de muitos motivos para experimentar estudar russo. e nem para testar uma maquiagem diferente de manhã. você quer? não vai ser demitida? vai lá e faz.

você não precisa experimentar o hábito x ou y porque ele vai te ajudar a alcançar o objetivo z. isso é importante? claro. mas viver assim não é sustentável. é mais leve fazer uma ou outra coisa só porque sim. sem projetar muito onde essas coisas vão te levar, sabe? sem racionalizar muito. sem colocar no planejamento como o “ato diário de autocuidado”.

a rotina diletante é subversiva (& criativa!)

agir de forma indiferente em relação às exigências que o exercício de uma atividade pode envolver, para mim, significa questionar as exigências. se elas não fazem sentido – para que se preocupar?

significa permitir-se fazer um pouquinho diferente. significa autoconfiança (e haja autoestima!) de preferir fazer do seu jeito – se você acha que ele faz sentido! significa arriscar-se.cotidianamente, mesmo em pequenos atos.

significa não seguir as instruções de uma receita ou misturar estampas ou dançar de um jeito feio ou lavar a louça de um jeito diferente.

a rotina diletante não é instagramável

qual dos seus hobbies você não posta no instagram? a quais hobbies você se dedica sem a expectativa de transformá-lo em trabalho? existe alguma coisa na sua rotina que você faça por prazer?

acho difícil dedicar-se a uma arte ou ofício exclusivamente por prazer. vivemos em uma sociedade capitalista e, para sobreviver, tentamos capitalizar em cima do que dá. e isso envolve capitalizar nosso tempo, tanto quanto for possível. afinal, precisamos de dinheiro. para tudo.

mas acho gostoso pensar que existam coisas na nossa vida que a gente faz só pra gente. não faz pelos biscoitos no instagram. que a gente faz só pela gente. e que não precisa, necessariamente, levar a gente a lugar nenhum. isso pode significar jogar rpg ou pesquisar muito sobre teorias da conspiração.

a rotina diletante se alimenta de arte

quanto de arte você vive no seu dia a dia? a pergunta usa o verbo certo. não se trata de ver arte. nem de fazer arte. mas de viver arte! um pouquinho todo dia.

seguir artistas no instagram é um passo. mas se alimentar de arte tem a ver com escutar música. ler literatura. escrever. pintar. bordar. procurar novos artistas. assistir filmes novos.

a arte faz a gente se mover por dentro. faz a gente ser melhor. faz a gente se entender melhor nossos sentimentos. a arte ajuda a gente a se comunicar. a arte faz a gente aprender melhor.

a gente é melhor porquanto a gente se alimenta de arte.


ter uma rotina diletante me faz ser mais leve. pode parecer um pouco caótico fazer as coisas meio sem objetivo, sem grandes planos. mas faz parte de mim acreditar que as coisas se ajeitam. e, com mais autenticidade, mais as coisas se ajeitam pra gente ser feliz.

te desejo uma rotina diletante. <3

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *