organização 101: como começar?

organização 101: como começar?
https://littleyellowleaves.tumblr.com/

eu tenho certeza que você já tentou se organizar algumas vezes. talvez tenha sido uma promessa de ano novo. ou, quem sabe, é algo que você se promete toda semana: segunda-feira, vai!

quando a gente aproveita esses momentos de (re)começo – seja do ano ou da semana, é muito comum que a gente se atropele no processo. a gente quer fazer muita coisa de uma vez, e acaba não fazendo nada. e isso gera muita frustração.

abaixo, trago dois princípios e quatro dias práticas para você começar a se organizar hoje.

princípio 01: começar do começo

se você não tem ferramentas seguras de organização, nem hábitos de organização bem estabelecidos na rotina, comece do começo.

quero dizer: evite a organização da vida inteira. evite planejar todos os seus passos para os próximos anos. pense mais no agora. simplifique.

todas as dicas práticas a seguir partem do princípio da simplicidade. do presente. de dar conta do cotidiano.

princípio 02: fazer o que faz sentido

o que você espera da organização? ninguém se organiza por se organizar. temos objetivos pessoais e profissionais quando decidimos nos organizar. acreditamos que o processo de organização vai melhorar nossa vida de alguma forma.

tenha em mente os seus objetivos durante o processo. e ajuste sua estratégia de acordo com o que você deseja pra si mesmo.

dica prática 01: organize o espaço

organizar o espaço não significa ter um escritório de pinterest. você não precisa de uma decoração minimalista. nem de plantas ou cadernos caros.

ter um espaço organizado significa saber onde estão as coisas. você confia de que, se você precisa de um documento, sabe onde ele está. você não vai perder tempo procurando.

da mesma forma, se você precisa acessar sempre o mesmo livro para estudos, você garante que ele está acessível – fácil de pegar, e fácil de guardar.

a organização precisa facilitar a vida. organizar os espaços, fisicamente, é uma forma material de pensar sobre os nossos processos, o nosso dia a dia. é autocuidado na medida em que queremos simplificar as coisas.

pode até não ficar muito bonito – eu mesma tenho uma gaveta cheia de fios na escrivaninha. o importante mesmo é que esteja funcional. se é ali que eu vou procurar quando preciso de um fio, aceito que é ali o lugar deles. se eu preciso, sei onde estão.

ps: essa dica vale para o espaço virtual também, viu?

dica prática 02: use uma agenda

não tem pra onde correr. a agenda é o básico do básico do básico. é obrigatória.

pode ser uma agenda de papel. pode ser uma agenda digital. pode ser um calendário na sua parede ou uma planilha que você criou. se funciona como agenda: é agenda.

mas… o que significa ter uma agenda? ou qualquer coisa que funcione como uma?

significa ter um lugar confiável (ou seja, na cabeça não vale rs) para marcar e verificar prazos e compromissos. só isso.

não complique: marque o prazo no dia do prazo. marque apenas compromissos que são compromissos – ou seja, eventos com dia e hora para acontecer. nada aqui é eletivo. não invente prazo. não estabeleça como compromisso um desejo. se você começa a ser eletivo aqui, sua agenda deixa de cumprir o papel dela. e o papel dela é: ser confiável.

dica prática 03: use listas de tarefas

parece bobo, mas não é.

muitas pessoas escrevem as tarefas que precisam ser feitas apenas no espaço de planejamento – que é outra coisa, e existem alguns textos aqui no blog sobre isso. você precisa de um lugar seguro onde estão todas as tarefas que você precisa fazer.

essa lista não pode estar na sua agenda. ela precisa estar separada para que a agenda mantenha a sua função – de ser confiável, de ser um retrato da realidade.

é algo que você precisa fazer mas não tem dia e horário específico para acontecer? lista.

“let, mas tem prazo” – o prazo fica na agenda, a tarefa na lista de tarefas.

dica prática 04: desenvolva hábitos de organização

de que serve uma agenda que você não alimenta? de que serve uma agenda que você não acessa? para que escrever as atividades em uma lista de tarefas que você nunca olha?

crie hábitos de organização na sua rotina.

olhe para sua agenda ao acordar e/ou antes de dormir. abra sua lista de tarefas no início e no fim do seu horário de trabalho. verifique o que está nas ferramentas e alimente-as.

só assim as ferramentas de organização vão funcionar, de fato.


espero que essas dicas te ajudem a ser mais intencional no seu processo de organização.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *