acordar cedo não te faz melhor do que ninguém

acordar cedo não te faz melhor do que ninguém
https://ellisillustrations.tumblr.com/

eu e a nath (@organizacaocontemporanea) lançamos o nosso podcast, o negacionismo contemporâneo. e nosso primeiro episódio foi sobre o tal milagre da manhã! senti a necessidade de explorar mais o tema por escrito, por isso escrevi esse texto: a manhã faz milagres? o problema dos horários. o texto de hoje conclui a minha crítica tripla – problematizando a ideia de que existem receitas para o sucesso e a ilusão de que existe qualquer qualidade moral relacionada ao horário que acordamos.

essas duas questões precisam vir juntas porque ambas estão relacionadas à ideia de meritocracia – ou seja, de que a posição social ocupada por uma pessoa depende unicamente de suas ações e escolhas individuais. quando tomamos essa concepção como verdadeira, é fácil e lógico (reforçando: tomando esta noção como verdadeira) considerar que pessoas mais ricas são melhores (uma vez que elas teriam desenvolvido hábitos melhores) enquanto pessoas pobres são piores (pois elas não teriam sido capazes de desenvolver os hábitos que as levariam ao sucesso financeiro).

seguir uma lista de hábitos pré-determinados em um horário específico não fará de você uma pessoa melhor. tampouco o deixará rico. quantos de nós não acordamos às cinco porque começamos a trabalhar às sete? quanto de nós não precisaríamos acordar ainda mais cedo caso precisássemos nos exercitar ou meditar ao começar o dia? em vez de acordar mais cedo, poderíamos deixar de fazer uma coisa – substituir um hábito por outro, certo? pois bem: deixaríamos de ter um pouquinho de lazer ou abriríamos mão de preparar nossas marmitas?

isso não significa, é claro, que você não possa olhar para sua rotina matinal e alterar seus hábitos para começar o dia como for melhor para você. se, para você, faz sentido se exercitar ao acordar: tente fazer isso! analise quais são as suas dificuldades e veja porque não tem dado certo – e o que você pode fazer para que esse hábito se concretize nesse horário. você precisa dormir mais cedo? organizar algumas coisas na noite anterior para ter mais tempo livre ao acordar? acho super válido. o que não acho legal é se cobrar de fazer isso porque alguém te disse que era melhor. se você encontrar uma lista desse tipo, leia com muita criticidade. e, antes de tentar colocar alguma coisa na sua rotina, pergunte-se: por que isso é importante pra mim? como isso me aproxima de ser a pessoa que eu quero ser?

bem, acordar cedo e seguir a rotina proposta se apresenta, então, como uma receita de sucesso para a classe média “empreendedora”. e cola. porque, a partir do momento em que acredita-se que existe uma receita e bastaria apenas seguí-la, só podemos nos perguntar: por que as pessoas não seguem? a resposta, segundo esta linha de raciocínio, seria: é difícil, é para pouco, e apenas os “melhores” conseguem.

e, daí, surgem as bizarrices da internet: cursos que se iniciam às cinco horas da manhã. um clube só de pessoas que acordam às cinco horas da manhã. vídeos de rotina da manhã etc. ao mesmo tempo em que se glamouriza o fato de se acordar cedo, de forma completamente descontextualizada, reproduz-se a ideia de que apenas as pessoas que fazem parte do clube merecem ganhar dinheiro – porque, afinal, realizam o quase impossível: acordam às cinco horas da manhã para começar o dia! (irônia alert)

por qual motivo ficar acordado das 5h às 21h te faria um ser humano melhor do que aquele que acorda às 8h e dorme à meia noite? eu não consigo encontrar motivo algum.

esse é um movimento que serve para culpabilizar e taxar de “fracos” aqueles que não acordam cedo. é uma loucura pra mim assumir que o horário em que acordamos recebeu esse aspecto de moralidade, de medida de caráter. e eu me recuso a compactuar com isso.


se você já viu alguma coisa assim rodando na internet, comenta aqui! e vamos criticar jutas <3

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *