janeiro: para (re)começar do começo

janeiro: para (re)começar do começo
https://www.devoltaaoretro.com.br/2018/09/ilustradora-geraldine-sy.html?m=1

muitas pessoas expressam em suas resoluções de ano novo seus desejos de se tornarem pessoas mais organizadas. por isso, escolhi fazer do mês de janeiro um mês para começar do começo.

isso significa que os textos desse mês serão voltados para conceitos básicos de organização e valores importantes. essenciais para quem está começando, imprescindíveis para quem está começando de novo. e, se você já está satisfeita com a sua organização, acompanhe também: eles também podem te oferecer insights para você perceber sobre o seu próprio processo de organização.

dois motivos me levaram a escolher esse tema para o mês:

conceitos são importantes

tenho visto no instagram algumas contas grandes divulgando conceitos incorretos sobre termos que utilizamos muito quando falamos em organização e desenvolvimento pessoal.

acredito que a maioria das pessoas que acompanham o meu trabalho (minha famigerada bolha) já está vacinada para algumas noções doentias que circulam nas redes – em especial, com relação a produtividade. essas noções neoliberais culpabilizadoras aparecem muito em perfis de coach ou em contas que prometem enriquecimento rápido.

o que tem me preocupado, no entanto, são conceitos incorretos em contas que parecem sérias e bacanas – porque elas estão falando sobre autocuidado e pregando que você respeite o seu tempo e use óleo essenciais. eu falei bastante sobre isso nesse texto aqui – e recomendo que você o leia para entender melhor as consequências dos erros conceituais graves que circulam nesses perfis empoderados.

pois bem: conceitos incorretos confundem as pessoas.

quem quer se organizar e utiliza esses conceitos, vai encontrar dificuldades. e não vai encontrar a solução onde encontrou o problema – porque ela própria não reconhece o problema, e porque o perfil não saberá dar as respostas corretas. a pessoa, então, acredita que a culpa é sua (se eu ganhasse um centavo pra cada vez que me aparece alguém que acha que “não tem mais jeito”…) e desiste de se organizar. até que, em outro momento, ela percebe novamente a necessidade de se organizar – e, mais uma vez, o ciclo se repete.

a pessoa que deseja se organizar se frustra e se desanima e gasta muito dinheiro com planners. as contas vendem planners.

por isso, quero fazer a minha parte aqui: escrever os conceitos que eu utilizo. para que você não se confunda. para que você volte neles sempre que for necessário. para que você não se culpe. para que você entenda melhor do seu processo. para que você tenha mais autonomia. para que o seu processo de organização seja leve e autêntico!

a organização é o coração

não queremos melhorar nossa organização apenas para sermos pessoas mais organizadas. queremos ser pessoas mais organizadas para ser uma versão melhor de nós mesmas. você pode querer uma casa organizada para acordar mais feliz. você. ou, talvez, você deseje uma rotina mais organizada para conseguir fazer uma atividade física ou para conseguir voltar com um hobbie que ficou pra trás. a organização te ajuda a ser quem você (acha que) quer ser.

sem estabelecer os conceitos básicos sobre organização, não conseguimos discutir prioridades, produtividade, planejamento, rotina, hábitos, tempo etc.


por isso, para começar do começo, vamos começar com conceitos de organização.

pode entrar, 2021!


você sabia que eu e a nath criamos uma oficina de organização para quem quer (re)começar no caminho da organização em 2021? chega mais, vem dar uma olhadinha no que a gente preparou!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *