porque você acredita que é desmotivada

porque você acredita que é desmotivada
https://br.pinterest.com/pin/28640147614141569/

não é incomum que as pessoas me digam que não concretizam seus planos porque lhes falta motivação. é como se soubessem todo o caminho necessário para concluir seus objetivos, mas elas não conseguem se manter motivadas até chegar “lá”.

e eu estou aqui para te dizer que essa motivação que estão te vendendo não é sustentável a longo prazo – por isso, seria impossível (mesmo!) mantê-la. e isso é muito importante para que ela continue sendo vendida. e para que você siga tentando comprá-la. isso movimenta um mercado e sustenta um sistema. e te mantém frustrada e sofrendo.

vamos começar do começo:

você realmente conhece todo o caminho? ou: sobre hábitos

por todo canto da internet, podemos encontrar as super dicas para chegar ao sucesso. essas dicas costumam ser simplistas, não questionam a nossa noção de sucesso e não trabalham com contexto. e, geralmente, elas dizem sobre hábitos.

é o hábito de acordar às cinco horas da manhã – sem questionar a hora que você foi dormir, ou a qualidade do seu sono. pode ser, também, o hábito de fazer atividade física. ou, ainda, meditar, escrever um diário de produtividade ou ler.

adquira este kit de hábitos e persista: você alcançará os seus objetivos.

mas, veja: será que é possível mudar toda a rotina da noite para o dia? será que é sustentável manter uma rotina que alguém te disse que vai te levar até “o sucesso” sem perceber o que faz sentido ou não para você com o passar do tempo?

nos é vendida a noção de que esses hábitos levaram as pessoas “de sucesso” a alcançar “o sucesso”. no entanto, não existe nenhuma correlação entre as coisas e nenhuma discussão sobre contexto. explicando: se digo que pessoas “bem sucedidas” praticam 1h de atividade física por dia, isso não significa que a atividade física diária levou as pessoas a alcançarem seus objetivos. isso pode significar que as ditas pessoas “bem sucedidas” terceirizam atividades domésticas para conseguir praticar atividade física todos os dias. como geralmente a informação chega até você? pois eu aposto que é da primeira forma.

temos, então, a sensação de que sabemos o passo a passo que devemos seguir para alcançar nossos objetivos. mas, na verdade, não conhecemos esse caminho. o caminho não existe. o caminho é a farsa da meritocracia.

o que é “lá”? ou: sobre sucesso e rotina

e você espera manter essa rotina insana até quando? você acredita que motivação é manter-se nessa rotina até acreditar, do fundo do seu coração, que ela é a melhor para você? você espera se apaixonar por essa rotina maluca que te convenceram que é a “correta”?

gosto de pensar em sucesso em termos de rotina porque nos ajuda a materializar os sonhos. trazer para o dia a dia. se ter sucesso significa ter saúde – o que isso significa para o meu cotidiano? talvez signifique dormir 8h por noite. talvez signifique pedir menos lanches. pode ser que signifique praticar atividade física diariamente. ou, ainda, tudo isso junto.

qual é o contexto? o que é possível fazer hoje? o que eu poderia considerar um sucesso se colocasse em prática esse mês? para mim, considero que praticar atividade físicas duas vezes na semana no meu atual contexto é sucesso. mas posso considerar que terei “alcançado o sucesso” quando tiver uma rotina de trabalho que me permita treinar cotidianamente. e eu trabalho para conquistar essa rotina.

da mesma forma que o caminho para o sucesso é colado na rotina, o sucesso, em si, é completamente descolado? geralmente, ele é descrito em termos financeiros. sucesso é comprar uma casa, ter uma empresa de uma forma tal ou acumular x dinheiros na conta bancária. mas… e depois? se você conseguiu chegar nesse lugar seguindo a rotina “do sucesso”, o que você faria cotidianamente depois que conquistasse o tal $uce$$o? seguiria vivendo dessa forma? enfim, “relaxaria”?

o que significa manter-se motivada? ou: a grande mentira

manter-se motivada, então, seria manter-se acreditando no passo a passo para o sucesso. e isso pouco tem a ver com os seus motivos ou a sua definição de sucesso. é artificial.

por isso, manter-se motivada é tão difícil. porque, nesse sentido que vemos por aí, a motivação é um produto a ser consumido. você precisa comprar a motivação. e isso pode significar uma compra, de fato – como comprar um curso ou contratar um coach, ou um convencimento cotidiano de que você deveria estar mudando seus hábitos de maneira arbitrária para que você alcance o sucesso.

a verdade é que não temos tanto poder e que, muitas das vezes, não é disciplina ou motivação que nos falta para ter a rotina de sucesso – nos falta $uce$$o para bancar essa rotina.

a motivação que é o seu motivo

antes de acreditar que você é desmotivada, pergunte-se: desmotivada para fazer o quê?

não é, então, que te falte motivação. é que provavelmente o que você quer fazer é impossível de ser feito. ou, ainda, você não há motivo para você estar fazendo essas coisas loucas – mas há motivo para você executar outras ações. exemplo ilustrativo: você vai deixar de lavar a louça para escrever o diário da produtividade? vai abrir mão de uma ou duas horas de sono para praticar atividade física?

se você está familiarizada com discussões sobre cultura de dieta e indústria de dieta, você pode fazer o paralelo: não é que você não consiga seguir a dieta porque você não tem força de vontade ou qualquer coisa do tipo – é que é, de fato, insustentável manter-se de dieta para sempre. se quiser, assista a série de vídeos “depois do depois” do canal não sou exposição.

ah! e se você quiser me ouvir falando sobre o assunto, vem cá conhecer o meu canal!


ainda acredita que o seu problema é desmotivação? quais são os seus motivos e para quais ações? vamos conversar <3

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *