março: mês de estudar com autonomia

março: mês de estudar com autonomia
https://br.pinterest.com/pin/859906122601850866/

não há autonomia sem organização.

a organização pode ser mais ou menos intuitiva. classifico-a assim para dizer, primeiro, das pessoas que se acham em sua bagunça e, depois, daquelas que que tem mais consciência de seus processos. de todo modo, ela está ali. e, quanto mais aprimoramos nossos sistema de organização, mais autonomia podemos desenvolver.

e eu acredito na autonomia e a defendo criticamente.

isso significa dizer que não sou inocente com relação ao contexto em que vivemos. o neoliberalismo transforma autonomia em se vira. e não é isso que eu defendo – que fique muito claro. autonomia, para mim, tem a ver com liberdade. tem a ver com se conhecer, conhecer o que te cerca, compreender os seus limites e fazer boas escolhas – na medida do possível, até onde elas podem ser feitas.

quando a gente organiza, escolhe melhor. tem mais autonomia.

e por que estudar?

em primeiro lugar, porque eu sou apaixonada por estudar e por aprender. e eu genuinamente acredito que o conhecimento construído nos transforma – e nós transformamos o mundo. aprender muda a gente e a gente se muda. estudar é conhecer o mundo. e eu talvez seja uma apaixonada pelo mundo e pela vida. e pelos seres humanos – por mais que muitas vezes eu prefira manter distância.

em segundo lugar, porque precisamos – pragmaticamente – estudar. porque para atingir objetivos concretos precisamos aprender um tanto de coisa que nada tem a ver com nossos desejos de aprendizagem. porque precisamos de diplomas para seguir carreiras. porque precisamos fazer vestibular e provas e concursos.

então: estudar com autonomia.

porque eu quero que você consiga aprender o que você quer e o que você precisa. porque eu quero que você estude com tranquilidade e não se sinta culpada por não ler um texto ou por não fazer todos os exercícios de matemática de uma apostila preparatória. porque eu sei que você é muito mais que uma estudante e equilibrar as áreas da vida pode ser desafiador. porque eu quero que seus momentos de estudo sejam produtivos. porque eu quero que suas rotinas de estudo estejam alinhadas às suas prioridades. porque é possível deitar para dormir com a consciência tranquila.

e bora de organizar os estudos!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *