para ter momentos de estudo mais produtivos

para ter momentos de estudo mais produtivos
https://br.pinterest.com/pin/88453580167577369/

esse é o tipo de texto que vocês mais gostam e pedem: dicas práticas! vamos lá:

crie uma rotina de estudos possível

isso significa olhar para sua rotina e entender o que é possível de ser feito e quando.

você pode determinar horários ou momentos de estudo – tem mais a ver com sequências e intervalos do que com horas e minutos.

vou ilustrar: imagine que você é estagiária. e faz faculdade. e quer aprender uma língua estrangeira. o que poderia significar, neste cenário, criar uma rotina de estudos possível?

significaria: entender quais momentos são possíveis para o seu estudo. antes do estágio? imediatamente depois? ou às terças-feiras você prefere fazer atividade física, tomar banho e então sentar para estudar?

em seguida, com sua rotina desenhada contendo os momentos de estudo possíveis, você define o que faz mais sentido ser estudado em cada momento, conforme suas prioridades. se você cursa uma disciplina fácil e “só para passar” – ela pode ficar em um horário em que você estude por desencargo de consciência. os seus melhores horários de estudo possíveis, por outro lado, devem estar reservados para as suas prioridades – como disciplinas nas quais você apresenta mais dificuldade, ou a escrita do seu tcc, por exemplo. se você percebeu que não há espaço para a língua estrangeira, vale a pena se questionar: por que você quer aprender a língua? é prioridade estudá-la agora? o que acontece caso você não a estude no momento? o que você pode fazer para não perder contato com a língua no seu dia a dia?

planeje os estudos

planejar os estudos com alguma antecedência agiliza. você não gasta neurônio durante o dia pensando no que deve ser feito no seu momento de estudos. você também evita surpresas desagradáveis, do tipo: abrir o material e perceber que precisa fazer muito mais do que pensava – o que poderia significar replanejamento, que, por sua vez, significa deixar de utilizar o momento de estudos para estudar para repensar seu planejamento.

ilustrando: planejar os estudos significa entender o que você fará nos momentos determinados anteriormente para estudar. o que você precisa fazer no momento de estudar a disciplina x? basta ler um artigo? é preciso escrever um resumo? você precisa ler um capítulo de um livro e fazer seu fichamento? seja específico.

evite distrações

avise as pessoas da sua casa que você estará estudando e precisa se concentrar. deixe seu celular no modo avião, se possível. desligue-se. escolha uma música instrumental que aumente sua concentração, se você gosta de fazê-lo.

mantenha um papel de rascunho e uma caneta consigo para anotar aquelas ideias que te distraem. sabe quando você está estudando e lembra que precisa mandar mensagem para alguém? ou talvez você fique em dúvida sobre o pagamento da conta de luz. independente do que for: anote. e lide com isso depois de estudar.


para que tudo isso seja possível: organização. porque organização traz clareza para que você organize sua rotina. porque organização traz clareza sobre o que você precisa e deseja estudar para planejar os seus momentos de estudo. organização para ter sempre em mãos tudo que você precisa para estudar nos seus momentos se estudo.

aproveite seus momentos de estudo! para aprender enquanto estuda e para descansar de verdade nos momentos de lazer – sem culpa ou a sensação de que você deveria estar fazendo outra coisa.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *