organização de estudos para universitários

organização de estudos para universitários
https://br.pinterest.com/pin/178173728997003807/

este texto é um kit básico de organização para universitários – independente se você está na graduação ou na pós graduação. há especificidades para cada caso? é claro! mas, hoje, vamos focar no que há em comum.

por isso, vou dar dicas para que você se organize com relação: às disciplinas e a sua pesquisa. depois, vou trazer algumas dicas para que você sua vida não atropele a sua trajetória acadêmica – e nem o contrário!

disciplinas

  • organize as aulas em uma agenda, como compromisso. na própria agenda, no evento criado para cada aula, você pode controlar suas faltas e o que é esperado que você faça para cada aula (por exemplo: fazer folha de exercícios sobre integral e derivada ou ler o artigo sobre projetos na educação infantil).
  • também na agenda, organize os seus prazos. pessoalmente, acho que vale destacar bem os prazos e dias de prova. isso vai te ajudar a se preparar com antecedência. assim, você consegue organizar melhor a sua rotina de estudos e evita de passar noites em claro.
  • escreva tudo que precisa ser feito em uma lista de tarefas.
  • no seu momento de planejamento, considere o peso de cada disciplina. você provavelmente não se interessa por todas e cada uma apresenta um nível de dificuldade diferente para você. leve isso em consideração.
  • utilize seus melhores horários disponíveis para estudar as disciplinas importantes para você ou aquelas nas quais você tem maior dificuldade.
  • utilize a lista de tarefas feita por você anteriormente + a sua agenda para entender suas prioridades e planejar a sua semana.

pesquisa

  • organize os prazos na agenda.
  • organize suas leituras em alguma ferramenta. você pode usar uma planilha, um quadro no trello ou listas no todoist. o importante, aqui, é que você saiba o que você já leu e o que ainda precisa ser lido. essa lista deve ser atualizada conforme você for realizando suas leituras.
  • essa lista deve te dar suporte para organizar uma lista de próximas leituras. eu, pessoalmente, acho que vale escolher uma para cada “área” da sua pesquisa. por exemplo: se você tem 6 textos para ler som relação ao seu objeto e 8 para ler com relação a sua perspectiva teórico-metodológica, entenda qual é o mais importante de cada grupo e adicione-os a esta lista. se o seu ritmo de leituras estiver intenso, vale já selecionar os três mais importantes de cada grupo para adicionar à lista.
  • quando você for planejar a sua semana, considere apenas os textos da lista próximas leituras. eles já representam as suas prioridades com relação à pesquisa – olha que adianto de vida!
  • utilize uma ferramenta para registrar citações importantes dos livros que você está estudando e relações que você está fazendo. sabe a conversa que a gente tem com os autores? então. registre-as! você pode usar um caderno ou uma ferramenta digital, como notion ou evernote.
  • quando você estiver em momentos de escrita, tente planejá-los. exemplo: hoje, vou escrever a parte x da análise. amanhã, escreverei a parte de apresentação do documento. depois, escreverei a explicação do conceito y.

e o resto da vida?

para a vida não atropelar: tente organizar a sua rotina.

isso significa: entender os seus horários, entender as suas prioridades e deixar pra lá o que não for tão importante. você pode deixar a louça acumular no final do semestre – tá tudo bem. a roupa pode ficar sem ser lavada. a casa não precisa ser varrida.

se você trabalha e estuda: não deixe de utilizar os seus melhores horários para estudar o que for mais importante para você. e um grande abraço: vai passar. é foda mesmo. & tente delegar tudo que for possível.


a chave é organizar para ter clareza de quais mudanças precisam se materializar na sua rotina e, com o tempo, ir aprimorando as formas de fazer isso.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *