abril: mês dos princípios

abril: mês dos princípios
https://yu-noji.tumblr.com/

talvez eu seja mesmo viciada em recomeçar.

talvez seja só impossível evitar pensar sobre começos quando me deparo com tantos pelo caminho. terminei a graduação. saí de um emprego. comecei a participar de grupos de pesquisa e estou me dedicando ao trabalho como autônoma.

a vida está em movimento.

ando a fechar e abrir portas. e estou no momento de escolher caminhos.

o que me leva a pensar no sentido que desejo para este tema de abril: princípio enquanto razão. enquanto aquilo que é inegociável ou elementar e fundamental.

planejei os textos deste mês a partir de duas abordagens para o tema:

princípios pessoais e rotina

vivemos em um sistema capitalista que não nos permite agir em total acordo com o que acreditamos. mas sempre é possível fazer alguma mudança para tornar o dia a dia mais alinhado com aquilo que a gente acredita.

e você já se perguntou no que cê acredita?

pois eu tenho percebido que é muito difícil pensar sobre princípios sem olhar para a materialidade da vida cotidiana. para pensar sobre princípios, é preciso pensar sobre rotina.

do mesmo modo, quando estamos nos organizando – e, de algum modo, olhando para nossa rotina – nos deparamos com nossos princípios e prioridades.

vai e volta. não tem pra onde correr.

princípios de organização

deixa essa frase fazer efeito em você:

são muitos os métodos, mas poucos os princípios. quem domina os princípios pode escolher com sucesso os próprios métodos. quem tenta adotar os métodos ignorando os princípios com certeza enfrentará problemas.

ralph waldo emerson

se você já tentou mil métodos de organização e nenhum cumpriu a promessa, você provavelmente sentiu o poder dessa frase.

algumas coisas tem me incomodado com relação a este ponto. em especial: vende-se muita meritocracia fantasiada de método de organização pessoal. parecem métodos, mas não são. se sustentam nos princípios do neoliberalismo – mas não se sustentam no nosso dia a dia porque não há raiz na materialidade do cotidiano.

pensar em princípios de organização com seriedade (para além de planners e dicas coloridas no instagram) significa configurar o seu sistema do começo. é como desenvolver um algoritmo dentro de si que te permite olhar para os métodos e dicas e possibilidades e regras e entender: o que disso faz sentido para mim? além de responder a pergunta, você consegue explicar a resposta com propriedade.


espero que a gente tenha conversas profundas e leves durante o mês.

um beijo,

let <3

2 Comments

  1. Oetsia Smits

    Que texto necessário! É fortalecedor te acompanhar <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *