sobre momento: o que você (não) pode fazer agora

sobre momento: o que você (não) pode fazer agora
https://br.pinterest.com/pin/587297607632387335/

no último texto do blog, expliquei os princípios da organização criativa.

este texto de hoje é um anexo àquele.

como, afinal, entendemos o que fazer a partir dos princípios?

analisando a nossa realidade material e a nossa personalidade.

talvez você preferisse começar o dia com tarefas mais solitárias. mas o seu chefe insiste que a equipe deve se reunir na primeira hora de trabalho para começar o dia juntos. ou, ainda, você gostaria de tomar café da manhã assistindo televisão – mas a sua irmã assiste aula síncrona no mesmo cômodo da tv todos os dias no horário do seu café da manhã.

precisamos negociar o tempo todo: com a gente e com o mundo.

em muitos casos, a pessoa consegue se organizar – mas tem dificuldade para planejar seu dia ou semana pois precisa apagar muitos incêndios, o que demanda muita disponibilidade. a gente pode se organizar (e, com isso, evitar os incêndios pessoais), mas não tem como organizar a empresa onde trabalha se este não for um interesse da instituição.

para tornar ainda mais visual: talvez você precisasse de um novo móvel no seu quarto para organizar bem suas roupas e deixar as roupas mais usadas em lugares de mais fácil acesso. mas, talvez, seu quarto seja muito pequeno. ou, talvez, você não tenha o dinheiro para comprar um novo móvel. então: faça o possível com o que você tem.

alguns princípios da organização, portanto, talvez não sejam possíveis de serem colocados em prática no seu dia a dia – porque tem coisa que não depende de você. também alguns dos seus princípios não possam se materializar. o que podemos fazer é negociar e entender o que é possível de ser feito no momento.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *