políticas pessoais: redes sociais

políticas pessoais: redes sociais
https://br.pinterest.com/pin/338262622013459185/

em primeiro lugar: acho tão cafona quando o título do texto rima…

agora que desabafei e tirei essa verdade do meu coração, seguimos. o que eu chamo de políticas pessoais nada mais são que aqueles princípios pessoais que afetam nossa organização.

no texto de hoje, quero contar alguns dos meus princípios com relação ao uso das redes sociais.

preciso começar dizendo que não sou extrovertida. com isso, quero dizer o seguinte: o contato com pessoas diminui a minha energia e eu preciso ficar sozinha para recuperá-la. além disso, me incomodam os princípios das redes sociais e seus algoritmos. não me sinto bem ao mostrar minha vida e não me sinto bem ao ver a vida das outras pessoas. esse trabalho de recorte da própria realidade para um álbum de fotos de família é uma coisa – para o mundo, é outra. acho bizarro e não gosto.

por outro lado, reconheço que as redes sociais são a nossa forma de existência durante a pandemia. como estaríamos nos comunicando sem elas?

estou no wpp e no instagram. e só. e não pretendo estar em nenhuma outra rede além dessas. e, se não precisasse de ambas para trabalhar, provavelmente não teria nenhuma delas. e explico da minha relação com as redes para explicar minhas políticas pessoais com relação ao uso de ambas. vamos lá:

whats app

  • abro o wpp em momentos específicos do dia. não mantenho o app aberto no computador enquanto trabalho ou faço qualquer outra coisa. se me lembro de algo que preciso fazer no aplicativo (seja recorrer a alguma informação, seja enviar uma mensagem para alguém) eu anoto na minha lista de tarefas @wpp. na próxima vez que acessar o aplicativo, faço tudo que consta nessa lista.
  • só envio mensagens que tenham relação com trabalho em horário comercial. na maioria das vezes – porque, confesso, às vezes trabalho no final de semana e não me dou conta. porém, este é um princípio que valorizo. por isso, se lembro de algo em um horário não comercial, levo para a lista @wpp.
  • não envio áudios para pessoas com quem me relaciono profissionalmente, a não ser que seja extremamente necessário. entre amigas, a gente se resolve. profissionalmente, sou muito cricri com áudio. acho, inclusive, falta de respeito enviar um áudio sem explicitar antes, por escrito, qual é o seu assunto e nível de urgência. acho que vale todo um texto sobre isso.
  • deixo as pessoas sem resposta se o assunto não for urgente e já estiver fora de horário comercial. é isso: respondo no dia seguinte, quando abrir o wpp. ninguém vai morrer porque demorei para responder.

instagram

  • uso para trabalhar.
  • não uso aos domingos – pois evito trabalhar aos domingos.
  • quando abro para zapear, me pergunto sempre: o que estou fazendo aqui?
  • não abro o app antes de dormir nem ao acordar.

você não precisa ter essas políticas pessoais por escrito. acho legal, no entanto, pensar nelas uma vez ou outra para alinhar o seu dia a dia com aquilo que você acredita e te faz bem.


lembrete: isso tudo é muito pessoal. eu sou chata com isso porque quanto mais estou presente nas redes, mais me sinto desconectada de mim mesma. e conexão, para mim, é importante.

quais são as suas políticas pessoais para o uso de redes sociais? me conta, vou gostar de saber <3

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *