a relação entre organização e motivação

é dezembro e, logo mais, será 2022. estamos muito cansadas e, também por isso, percebemos que queremos e podemos fazer algumas mudanças nas nossas vidas. exaustão se transforma em motivação para fazer diferente!

sabemos que muitas metas podem se concretizar – basta que a gente tenha disciplina e autocontrole. soa simples, mas não é nada fácil. conforme passam as semanas, a motivação diminui e, com ela, diminui também a nossa disciplina e autocontrole.

neste cenário, organização surge como sinônimo de motivação, disciplina e autocontrole: a medida que a vida acontece, ela diminui. e isso tudo me incomoda bastante – porque reforça a ideia de que pessoas organizadas são aquelas que tem muita motivação. esta noção, além de falsa, reforça, por sua vez, que a organização cabe apenas a um grupo de pessoas.

tenho duas hipóteses sobre os motivos que nos levam a acreditar nisso tudo:

  • as pessoas não sabem o que é organização
  • as pessoas querem os benefícios da rotina organizada sem o trabalho de se organizar

a seguir, vou falar um pouco sobre cada hipótese para, então, explicar a relação da organização com a motivação. vamos lá?

o que não é organização

tenho percebido que muitas pessoas não conseguem se organizar porque não entendem conceitualmente o que isso significa. na maioria dos casos que atendi até hoje, as pessoas confundem organização com planejamento. porém, tenho percebido que muita gente também confunde organização com registro.

gosto das analogias com relação ao tempo: organizar é mapear o presente. planejar é criar rotas para o futuro. pensando assim, registrar é agrupar as informações importantes sobre a jornada – tem a ver com guardar memórias, tem a ver com o que já passou.

compreender conceitualmente esta diferença é fundamental para que você saiba se está se organizando ou apenas registrando. por exemplo: se, ao final de um dia, você descreve o que fez naquele dia – seja no formato de um diário, sejam no formato de um checklist cujas ações já foram realizadas – você está registrando sobre o seu dia.

registros podem ser feitos de forma mais ou menos organizada. para que a gente se mantenha no tema da vida pessoal: você pode escrever livremente no seu diário os filmes que assistiu durante o ano, conforme se passam os dias, ou ter uma lista para fazer este registro. no segundo caso, é mais fácil recuperar as informações caso você precise delas.

o ponto é: registramos para recuperar informações que podem ser relevantes para a gente! para nos ajudar em exercícios de revisão, para mostrar para a posteridade.

sabe o que isso significa? que preencher um rastreador de hábitos não significa se organizar.

se organizar para colocar hábitos em prática significa mapear o seu presente para entender o que poderia ser diferente ou não. compreender quais mudanças são prioritárias e como tirá-las do papel. é um trabalho anterior mesmo à definição de quais hábitos desenvolver em 2022.

este vídeo, da thaís godinho, conta mais sobre as diferenças entre organizar, planejar e registrar. recomendo demais:

por fim, a motivação que você precisa para se organizar é diferente da motivação que você precisa para registrar. os benefícios da organização são diferentes dos benefícios do registro e, se você busca melhorias na sua rotina, é bastante provável que você precise focar suas energias no desenvolvimento de um sistema de organização, não de registro.

sobre o trabalho de se organizar

é claro que se organizar dá trabalho. você precisar entender conceitos, configurar ferramentas, desenvolver hábitos… e, tudo isso, pode ser um pouco desanimador quando se tem pressa para ter uma rotina que conte com momentos de estudo garantidos, alimentação saudável cotidianamente, trabalho sem surto e atividade física em dia.

desenvolver esta rotina, no entanto, é mais fácil quando você se organiza. porque:

  • você conhece melhor o seu tempo
  • você tem mais clareza do que precisa ser feito
  • você tem mais clareza sobre o que você pode ou não realizar agora
  • o seu planejamento diário ou semanal passa a ser mais realista

sabe o que isso significa? quando você se dedica para se organizar de verdade, você depende menos da sua motivação a longo prazo, e consegue colocar em prática as mudanças que decide realizar na sua vida – entendendo que elas são possíveis e criando caminhos para tirá-las do papel. nesse cenário, um rastreador de hábitos pode fazer sentido!

se você precisa de motivação, foque em organização!

o segredo não é ter motivação – mas não precisar dela para realizar o que precisa ser feito!

se você não se organiza, você depende da motivação para realizar tarefas que são importantes para você. o que acontece é que nem sempre estamos motivadas. isso vale para todo mundo: para quem não se organiza, e para quem se organiza também!

muita coisa no meu dia a dia, faço porque tenho disciplina – e não motivação. e tenho disciplina porque tenho organização. esta é a relação entre as coisas!


se você gostou dessa conversa, você também pode ler o artigo porque você acredita que é desmotivada, aqui da revista da escola!

se você quer se organizar em 2022, seja aluna leticionismo.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *