há algumas semanas, estava estudando sobre rotinas de pensamento. ao ler sobre o assunto no blog do instituto catalisador, me deparo com o seguinte:
desenvolver agência nos estudantes é desenvolver esse olhar para possíveis mudanças no cotidiano de cada um – para que possam torná-lo mais eficaz, mais eficiente, mais ético ou mais bonito – e ao mesmo tempo criar condições para que possam agir.
esse trecho me marcou bastante, porque me fez pensar sobre o processo pessoal de aprender a se organizar.
aprender é aprender, seja lá o que for
organização se aprende. e, por isso, se ensina também.
quando ensino organização, te ensino a perceber o seu cotidiano a partir da compreensão de conceitos para configuração de ferramentas. te ensino a perceber os pontos mal feitos da costura, a perceber os nós que precisam ser desatados.
existe um processo pedagógico para que você seja capaz de ir além: não basta identificar os nós, você precisa ser capaz de desatá-los com autonomia. o que significa, também: escolher qual nó desatar primeiro, saber justificar essa escolha e bancar com agulha e linhas escolhidas para costurar suas decisões.
e você cria as mudanças necessárias para que o seu dia a dia seja mais ético, produtivo, bonito – ou o que você quiser.
o que isso significa na prática
significa que você não precisa lidar com problemas evitáveis: porque você os reconhece e mobiliza o que precisa para evitá-los. e isso varia de pessoa para pessoa.
talvez, signifique que você não vai perder um prazo porque se esqueceu dele. ou, ainda, talvez signifique que você não vá se lembrar de um prazo em cima da hora e precisar parar a vida para dar conta de algo que poderia ter sido feito com mais tranquilidade e qualidade se incluído na sua rotina com antecedência.
ou, quem sabe, isso signifique não precisar desmarcar uma reunião para comprar papel higiênico. talvez isso signifique planejar melhor as compras para não gastar tanto com entregas. ou, ainda, signifique conseguir estudar com qualidade para não repetir matérias na faculdade.

quando você aprende a se organizar, você dificilmente se embola nos mesmos nós:
- e abre espaço para novos nós, mais importantes;
- + já tem mais conhecimento para se desembolar nos novos embolos!
se organizar significa:
- entender onde pode acontecer a mudança,
- entender como ela pode ser feita,
- colocar a mudança em prática.
quando você aprende a se organizar, você desenvolve agência.