o segredo para acordar cedo?

outro dia, assisti um réels muito bonito. nele, a blogueira de organização e estudos indicava: o segredo para acordar cedo é fazer o momento ser especial. a afirmação vinha escrita parte por parte, decorando filmagens lindíssimas: uma piscina em um jardim de grama verde e árvores floridas, toalhas fofinhas enroladinhas, café na xícara acompanhada de pires em cima de uma bela canga (ou almofada?) estirada na grama, pão que sai da torradeira e recebe um patê que dá água na boca!

tenho algumas considerações sobre esses poucos segundos de produção audiovidual.

acordar cedo por quê?

o hábito de acordar cedo tem aparecido como sinônimo de sucesso e saúde. aqueles que acordam cedo seriam dotados de uma disciplina especial, fundamental para se ganhar dinheiro, colocar outros hábitos na rotina e se cuidar.

acordar cedo é só o que é: acordar cedo. quem o faz, geralmente, dorme mais cedo também. quem o faz, provavelmente gosta ou precisa. se você não gosta nem precisa, por que se cobrar para fazer isso?

eu acordo entre cinco e cinco e meia. no máximo, às seis ou sete nos finais de semana. faço isso porque gosto: amo ver o sol nascendo, adoro aproveitar minhas manhãs! sinto fome nesse horário: de comida e de vida. já estou cansada de dormir – porque durmo, também, super cedo! nove horas da noite e eu estou na cama.

tem gente que acha essa rotina um saco – mas, mesmo assim, precisa acordar cedo para chegar no trabalho na hora certa. isso, e, por isso, segue a lógica: para acordar mais cedo, dormir mais cedo também. o que me leva ao meu próximo ponto…

momentos especiais

entendo que, em alguma medida, o termo é utilizado como sinônimo de momentos agradáveis. não faz sentido, pra mim, ter o momento de acordar agradável para acordar cedo. faz sentido ter um momento de acordar agradável independente da hora que acordo. assim como eu gosto de fazer do meu almoço um momento especial sempre. faço o mesmo na hora de dormir e também em outros pequenos momentinhos ao longo do dia.

faz mais sentido, portanto, pensar nos elementos de uma rotina agradável. nos elementos que tornam o seu momento de acordar especial, o seu horário de almoço especial, o seu momento de dormir especial – e, por aí, vamos…

crie momentos especiais na sua rotina para ter um dia a dia, em geral, agradável. reflita sobre o que torna os momentos especiais e como sua rotina seria mais agradável se você pudesse realizar pequenas mudanças para tornar esses momentos parte da sua realidade de vida.

e entenda: criar momentos especiais não faz você acordar mais cedo – faz você ter uma vida cotidiana mais gostosa, independente da hora que você acorda.


em resumo: tornar o momento especial é uma estratégia boa, deve ser ampliada, mas não é nem de perto suficiente para te fazer acordar cedo. ainda, acordar cedo é um desejo que precisa ser analisado se é genuíno e, em caso afirmativo, deve-se compreender de forma mais ampla porque não se efetiva antes de se pensar ou propor estratégias.

e, só para reforçar: nenhuma mudança de hábitos é fácil. não existe segredo. existe análise e esforço para compreender sua realidade e testar mudanças.

tenho outros dois textos sobre o hábito de acordar cedo. você pode conferi-los aqui ou aqui!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *