organização: as raízes da dificuldade

é difícil ter constância? “seguir” uma rotina? cumprir um planejamento? eu tenho algumas hipóteses para explicar de onde vem nossas dificuldades.

organização é entendida como dom

quando a organização é compreendida como um dom, ignora-se que ela é uma competência e, por isso, pode ser desenvolvida. como tal, envolve um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes próprias que a compõem e podem ser aprendidas de maneira estruturada.

organização não é traço de personalidade ou característica fenotípica: pode ser aprendida, independente de quem você é e de onde você veio. quando compreendemos a organização como um dom, não nos permitimos aprender.

organização é entendida como óbvia

quando tratamos a organização como algo óbvio, tendemos a acreditar que burras ou desmotivadas somos nós: as incapazes de fazer o-que-todos-parecem-conseguir-com-facilidade.

o fato é que não há nada de óbvio sobre a organização. apenas quando nos dedicamos para aprender qualquer coisa – por mais simples que ela pareça para outras pessoas – é que conseguimos nos apropriar do conhecimento ao ponto que ele se torna, de fato, óbvio para nós.

por que é mais fácil acreditar que há algo de errado conosco do que questionar os conhecimentos aos quais tivemos acesso ao longo da vida? o que me leva ao próximo ponto.

não aprendemos na escola

todas as estratégias de organização que conhecemos ao longo da vida não são suficientes para a realidade que vivemos hoje. repetir estas estratégias tem um efeito: sentimos que já tentamos de tudo, mas nada funciona – o que reforça o ponto anterior.

não temos repertório de práticas e ferramentas, não conhecemos métodos. começamos a nos organizar mas paramos no meio do caminho porque de fato não temos ideia do que estamos fazendo.

“tem tudo na internet”

existe uma noção de que algumas coisas podem ser aprendidas pela internet, gratuitamente, e outras não. esta crença não considera que existem estratégias para aprendizagem autodirigida, independente do tema; desvaloriza áreas específicas do conhecimento ;e reforça a ideia de responsabilidade individual meritocrática na qual “basta querer” – se você não aprendeu, é porque não se esforçou o suficiente.

o que isso tem a ver com a sua dificuldade? ora, talvez você ainda não tenha buscado soluções de verdade porque acredita que bastaria ter mais motivação e força de vontade para aprender – quando, na verdade, falta método e orientação.

método dificilmente é encontrado de graça no youtube – principalmente porque não sabemos o que estamos procurando. orientação, então… nem se fala.


vamos tentar algo diferente dessa vez?

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *