migrei! passando do trello para o notion

migrei! passando do trello para o notion

como descrevi nesse texto, o meu processo de planejar o ano foi um pouco mais trabalhoso que o normal: aproveitei o momento para revisar todo meu sistema e transferí-lo do trello para o notion. fiz isso porque: enjoei um pouco da carinha do trello.comecei a me sentir limitada pela plataforma.e queria experimentar o notion! abaixo, vou mostrar para vocês como…
organização desenvolve agência

organização desenvolve agência

há algumas semanas, estava estudando sobre rotinas de pensamento. ao ler sobre o assunto no blog do instituto catalisador, me deparo com o seguinte: desenvolver agência nos estudantes é desenvolver esse olhar para possíveis mudanças no cotidiano de cada um - para que possam torná-lo mais eficaz, mais eficiente, mais ético ou mais bonito - e ao mesmo tempo criar…
here’s something you should know about me

here’s something you should know about me

here’s something you should know about me: quando eu consumo muito conteúdo em inglês, eu frequentemente começo a pensar mais em inglês também. e eu penso muito para fora. por isso, não é incomum que eu escreva ou fale em inglês de vez em quando. e este é o caso agora. estou ouvindo o livro yes, please – da atriz,…
meu planejamento pessoal para 2022

meu planejamento pessoal para 2022

neste artigo, apresento o meu passo a passo para planejar 2022 e algumas reflexões que fiz ao longo do processo. antes de começar, preciso te contar sobre alguns pensamentos que já estavam no ar há algumas semanas: utilizei o trello por alguns anos. sou muito fã da plataforma e gosto das possibilidades que ela me oferece. porém, comecei a ficar…
porque inventar prazos é uma péssima ideia

porque inventar prazos é uma péssima ideia

você já ouviu esse papo: quer realizar uma tarefa? fazer andar um projeto? se coloque prazos! essa não é uma boa prática, porque ela prejudica o desenvolvimento da nossa autonomia e reforça uma autoimagem negativa. para orientar o nosso pensamento, quero responder fundamentalmente a uma pergunta: por que você faz o que faz? tendemos a acreditar que aquilo que está…
a relação entre organização e motivação

a relação entre organização e motivação

é dezembro e, logo mais, será 2022. estamos muito cansadas e, também por isso, percebemos que queremos e podemos fazer algumas mudanças nas nossas vidas. exaustão se transforma em motivação para fazer diferente! sabemos que muitas metas podem se concretizar - basta que a gente tenha disciplina e autocontrole. soa simples, mas não é nada fácil. conforme passam as semanas,…
três discursos para deixar em 2021

três discursos para deixar em 2021

se você transita por perfis de organização e produtividade no instagram, você já se deparou com frases do tipo trabalhe enquanto eles dormem. se você transita por perfis mais críticos de organização e produtividade, você já deve ter visto muita problematização sobre este tipo de frase. afinal, ela reforça competitividade e reproduz algumas ideias. algumas delas são: o sucesso financeiro…
sobre micro-rotinas e objetivos

sobre micro-rotinas e objetivos

há algum tempo, estava recebendo muitas propagandas de um aplicativo que me prometia o desenvolvimento de rotinas adaptadas às minhas necessidades e objetivos. o aplicativo me era vendido como um jogo: eu escolheria o meu objetivo e ele determinaria quais hábitos eu deveria encadear na minha rotina, em uma ordem determinada, e em um horário específico para alcançar o objetivo…
não existe ferramenta perfeita

não existe ferramenta perfeita

às vezes eu recebo perguntas do tipo: qual ferramenta você indica para eu me organizar? você acha que eu deveria me organizar com o aplicativo tal? você indica mais tal ou tal ferramenta? e a resposta sempre é um grande depende. no artigo de hoje, vou explicar porque a resposta não pode ser diferente. porque a ferramenta não é a…
modo economia de energia – o que é & como praticar

modo economia de energia – o que é & como praticar

escrevo este texto para pessoas que são como eu: muito ativas. que trabalham em diferentes projetos ao mesmo tempo e precisam dar conta de muitas atividades cotidianamente. às vezes, a gente pifa. e isso pode ser qualquer coisa: um momento familiar complicado, uma condição de saúde ou mesmo um cansaço extremo. não quero entrar no ponto sobre como o funcionamento…