ainda vale a pena reivindicar a produtividade?

ainda vale a pena reivindicar a produtividade?

um dos objetivos da organização pessoal é o aumento da produtividade pessoal. muitas profissionais trabalham com essa perspectiva. eu inclusa. o que muda, além da metodologia de ensino e que se ensina, é a noção de produtividade da profissional. aqui, muitas vezes, já descrevi: a minha visão de produtividade é muito próxima àquela que david allen apresenta no livro a…
organização evita burnout?

organização evita burnout?

julho e agosto contaram com semanas... interessantes. o mês sete começa com um grande susto: achei que estivesse covidada. depois de alguns testes descobri que os meus sintomas se deviam ao meu refluxo no estômago. pasmem e anotem: falta de ar e tosse podem ser sintomas de refluxo! no meu caso, o refluxo e a gastrite são novos. e, provavelmente,…
o que você precisa saber antes de usar o kanban

o que você precisa saber antes de usar o kanban

para começar: você precisa assistir o vídeo que saiu lá no canal semana passada. nele, eu explico um pouco sobre o que é o kanban, como ele surgiu e como ele funciona. conto que você já saiba o que é o kanban para seguir a leitura desse texto. se você quiser aprender mais sobre esse sistema antes de continuar, recomendo…
porque você não sabe planejar

porque você não sabe planejar

completando o título: provavelmente. existem dois tipos de planejamento diferentes e eles são geralmente confundidos. e, pela minha perspectiva, essa confusão está na raiz dos projetos pessoais empacados que nos causam tanta frustração. este texto é bem teórico, e esta é uma escolha muito pensadinha. o meu objetivo é que, quando você se sentir embolada ou atropelada ou empacada, você…
quanto tempo eu dedico para minha organização no dia a dia

quanto tempo eu dedico para minha organização no dia a dia

criar ferramentas de organização demanda, sim, tempo. criar planilhas e quadros no trello ou páginas no notion para organizar demora: porque nem sempre estamos familizarizadas com as ferramentas ou com a área que estamos organizando;porque ao configurar a ferramenta, percebemos que não temos todas as informações que gostaríamos para organizar - e isso demanda dia a dia. e, atualmente, eu…
sobre constância e tempo

sobre constância e tempo

vou abrir meu coração: eu me culpo bastante. hoje, um tanto menos. e um tanto diferente. parte do meu processo de análise passa por entender essa culpa. eu tento olhar para a materialidade para compreender até onde vão as minhas responsabilidades - só assim eu consigo deslocar a culpa, compreendê-la de outro lugar e com outros olhos. e isso significa…
sobre as mudanças impostas pelo mundo

sobre as mudanças impostas pelo mundo

esse é um texto pra mostrar como nosso controle individual sobre a própria vida é limitado - e indicar alguns caminhos para lidar com as mudanças cotidianas impostas coletivamente. este não é um texto para falar sobre a pandemia, mas talvez ela seja usada como exemplo. porque ela impôs, de uma hora para a outra, mudanças no coletivo que nos…
maio: mês de mudanças

maio: mês de mudanças

este é tanto o tema do mês quanto um anúncio: as coisas vão mudar um pouco por aqui. na verdade, este tem sido um ano de mudanças. há aquelas que vem de dentro e movimentam o que existe do lado de fora, e aquelas que acontecem por fora e afetam por dentro. escrevo este texto na segunda, dia 03 de…
resumo de abril + indicações

resumo de abril + indicações

se eu pudesse escolher uma palavra para definir este mês, a palavra seria: atípico. demorei a entender que cada semana seria de um jeito. e não é de se admirar que assim seja: é a primeira vez que trabalho como autônoma! é a primeira vez que lido com o bico se tornando uma profissão. e são muitos bicos e profissões…
se é no cotidiano

se é no cotidiano

como eu sou quem eu sou? como você é quem você? e o que isso tem a ver com organização? eu sei que esse é um papo brisado. e sei também que pode parecer abstrato. mas, olha, como você sabe se é ou não é uma pessoa simpática? como você sabe se é feliz? se é gentil? se gosta de…