quanto tempo eu dedico para minha organização no dia a dia

quanto tempo eu dedico para minha organização no dia a dia

criar ferramentas de organização demanda, sim, tempo. criar planilhas e quadros no trello ou páginas no notion para organizar demora: porque nem sempre estamos familizarizadas com as ferramentas ou com a área que estamos organizando;porque ao configurar a ferramenta, percebemos que não temos todas as informações que gostaríamos para organizar - e isso demanda dia a dia. e, atualmente, eu…
sobre constância e tempo

sobre constância e tempo

vou abrir meu coração: eu me culpo bastante. hoje, um tanto menos. e um tanto diferente. parte do meu processo de análise passa por entender essa culpa. eu tento olhar para a materialidade para compreender até onde vão as minhas responsabilidades - só assim eu consigo deslocar a culpa, compreendê-la de outro lugar e com outros olhos. e isso significa…
sobre as mudanças impostas pelo mundo

sobre as mudanças impostas pelo mundo

esse é um texto pra mostrar como nosso controle individual sobre a própria vida é limitado - e indicar alguns caminhos para lidar com as mudanças cotidianas impostas coletivamente. este não é um texto para falar sobre a pandemia, mas talvez ela seja usada como exemplo. porque ela impôs, de uma hora para a outra, mudanças no coletivo que nos…
maio: mês de mudanças

maio: mês de mudanças

este é tanto o tema do mês quanto um anúncio: as coisas vão mudar um pouco por aqui. na verdade, este tem sido um ano de mudanças. há aquelas que vem de dentro e movimentam o que existe do lado de fora, e aquelas que acontecem por fora e afetam por dentro. escrevo este texto na segunda, dia 03 de…
resumo de abril + indicações

resumo de abril + indicações

se eu pudesse escolher uma palavra para definir este mês, a palavra seria: atípico. demorei a entender que cada semana seria de um jeito. e não é de se admirar que assim seja: é a primeira vez que trabalho como autônoma! é a primeira vez que lido com o bico se tornando uma profissão. e são muitos bicos e profissões…
se é no cotidiano

se é no cotidiano

como eu sou quem eu sou? como você é quem você? e o que isso tem a ver com organização? eu sei que esse é um papo brisado. e sei também que pode parecer abstrato. mas, olha, como você sabe se é ou não é uma pessoa simpática? como você sabe se é feliz? se é gentil? se gosta de…
princípios para relacionamentos e rotina

princípios para relacionamentos e rotina

quer texto mais pessoal do que esse? quer algo mais pessoal do que a forma com a qual cada um lida com seus relacionamentos? pois bem, essa é a minha, e eu não pretendo que a sua seja a mesma. a minha intenção com esse texto é te fazer refletir - como eu já refleti bastante - sobre como a…
princípios, saúde e rotina

princípios, saúde e rotina

confesso: cuidar da saúde nunca foi meu forte. quando ficava doente, ia ao médico ou ao hospital. e tomava qualquer pílula que me fosse sugerida. quando a minha concepção de saúde mudou, alguns hábitos também mudaram. entendi que eu precisava ter uma rotina saudável para evitar a necessidade de ir a médicos. deveria fazer acompanhamento médico para evitar a necessidade…
princípios para organização financeira

princípios para organização financeira

acredito que este seja um dos temas mais sensíveis para minha organização. há muito trauma familiar envolvido na questão do dinheiro. por isso, gastar nunca é só gastar. do mesmo modo, poupar nunca é só poupar. as ações relacionadas a dinheiro assumem um outro lugar pra gente. em uma sociedade capitalista, na qual as relações são mediadas pelo dinheiro e…
princípios para organização da casa

princípios para organização da casa

no último texto, descrevi quais são as minhas políticas pessoais para o uso de redes sociais e como elas afetam a minha organização no dia a dia. hoje, vou criar duas listas: uma de princípios gerais de organização da casa e outra com os meus princípios de organização. princípios gerais de organização para a casa entendo que são princípios gerais…