
a professora
letícia bergantini, 29 anos.
pedagoga e apaixonada por educação e organização.
não sou organizada de nascimento: já tive mais de cem mil e-mails não lidos na minha caixa de entrada e um quarto com tantas roupas no chão que sequer era possível enxergar o piso. já fui também a pessoa que não frequentava aulas, não estudava e faltava em dias de prova. quase irreconhecível.
aprender sobre organização me fez olhar mais para mim. entender quais tarefas, compromissos e projetos eram minhas escolhas e quais eram imposições contextuais. e isso me fez desenvolver autonomia para decidir sobre o meu cotidiano e autoestima para decidir com confiança. isso me fez construir uma rotina autêntica: que faz sentido pra mim.
de forma pragmática, isso significou: abandonar um curso de engenharia para estudar pedagogia. isso significou: mudar o meu dia a dia para me tornar estudante, de fato. uma estudante de professora. uma estudante de educação. isso também significou: descobrir e redescobrir hobbies, cuidar da minha saúde, aprender a cozinhar e controlar as minhas finanças.
hoje, a caixa de entrada do e-mail é vazia. consigo processar as informações que chegam todos os dias. hoje, as roupas limpas estão guardadas e as roupas sujas estão no cesto. mantenho as coisas assim porque tenho ferramentas e hábitos de organização. mantenho as coisas assim porque entendo que estes são gestos de cuidado e carinho comigo mesma.
e aprender sobre educação e organização é a minha forma de aprender para revolucionar: pra gente tentar viver cotidianamente de acordo com o que a gente acredita. pra gente mudar o mundo fazendo a nossa parte.
entender que a organização é uma construção me fez perceber que ela era um caminho – que eu poderia trilhar do meu jeito. e eu não precisava me culpar! bastava entender meus passos tortos para pisar mais firmemente. bastava eu conhecer meus trajetos para escolher outros rumos, outros sapatos ou outras maneiras de caminhar de forma mais consciente – por isso, inclusive, faço questão de enfatizar que escolher organizar-se é escolher olhar para si. é optar por autoconhecimento, autonomia, aprendizagem, autenticidade e autoestima.
organização se aprende – e eu estou aqui para te ensinar: com estrutura, didática, carinho e cuidado.